Como seria feita uma Clonagem Humana

clonagem

Olá leitores, já faz algum tempo que não trago um artigo como este que irei abordar. Ele é polêmico e cheio de perguntas. Li sobre o assunto e gostaria de levar eles até vocês.

Clonagem humana.

Como seria uma clonagem humana?

Seria permitido por lei?

Bom, essa história de clonagem como com um animal que ficou famoso como a Ovelha Dolly. Tudo começou com dois cientistas um italiano, Antinori e outro americano, Panayiotis Zavos, anunciaram que estavam prontos para fazer uma cópia de um ser humano idêntica como fizeram com a Ovelha Dolly.

Essa idéia deve início com pesquisas sobre fertilidade, quando um dos cônjuges apresentava infertilidade ou outro problema semelhante, impedia a geração de filhos. Com isso a ciência partiu para o bebê de proveta de laboratório – fecundação in vitro. Depois de muitas tentativas, hoje a técnica é comum. A primeira pessoa gerada em proveta foi uma menina e ela já está com mais de 24 anos de idade, ela é sadia e vive bem.

Depois disso falou-se da clonagem, ainda que a técnica seja um pouco diferente. Depois da boa tentativas com animais depois veio a falar sobre a clonagem humana.

Segundo os dois cientistas citados tecnicamente já é possível a clonagem humana resta apenas superar os problemas que irão surgir: defeitos, doenças degenerativas, e discussões éticas, jurídicas e religiosas.

Se fosse divulgada uma notícia sobre a primeira clonagem humana, os cristãos de hoje seria os primeiros a fazer barulho, pois o assunto interessa exatamente esse grupo.

São muitas as perguntas que irão surgir na mente das pessoas inclusive dos cristãos. Será mesmo possível a ciência fazer cópia fiel de uma pessoa? E se conseguir Deus vai aprovar? Na cópia de um outro ser vem uma alma, vem um espírito diferente ou igual ou não é possível copiar o espírito?

O certo é que não é preciso ser um religioso para essas perguntas serem surgidas!

A técnica da clonagem:

Naturalmente, têm sido desenvolvidas várias técnicas. Segundo as melhores informações postas à nossa disposição, o procedimento técnico semelhante ao que foi usado no caso da ovelha Dolly, podemos explicar assim:

Parte-se de um óvulo fornecido por uma mulher doadora voluntária;

O núcleo genético natural do óvulo é removido. Na verdade, com equipamento especial, são sugados os cromossomos do óvulo. A grosso modo, seria como remover uma gema de um ovo, deixando apenas a clara;

Em laboratório, com equipamento próprio, uma minúscula descarga elétrica faz o núcleo da celular da pessoa que quer clonar fundir-se à célula oca do óvulo. A célula a ser fundida será de elemento masculino ou feminino, dependendo da pessoa que se queria clonar.

Se a tentativa der certo, a nova célula começará a reproduzir-se e vai gerar um pré-embrião;

Esse pré-embrião é então transferido para o útero da mulher que vai desenvolver o período de gestação.  A possibilidade do embrião instala-se no útero é muito pequena (Cientific American, dezembro de 98 – Journal. Título: Cloning for Medicine, por Ian Willmut).

Há outras técnicas que podem ser usadas. Uma delas é a chamada partenogênese, em que uma célula possa ser tirada de uma parte do corpo de uma mulher, por exemplo da pele, e com um óvulo da própria mulher se estimular a origem de um embrião, sem necessidade de um espermatozóide.

Principais problemas que poderão surgir

Óbvio que toda essa arrancada da ciência passa por inúmeras derrotas e fiasco até chegar ao ponto desejado. Digo isso pelo motivo de que no caso da ovelha Dolly foi assim, testes e testes foram feitos para fazer a clonagem de uma ovelha adulta. Não será diferente com a clonagem humana e se os problemas serão superados.

Olhamos alguns deles:

O relógio genético. A ciência poderá vir a resolver este problema, mas por enquanto, a cópia de um  ser, cujo o pré embrião é implantado no útero de mulher para a gestação, já nascerá, inexoravelmente, com a idade da pessoa de quem foi tirado o DNA. A cópia terá velhice precoce e vai está sujeita a várias doenças próprias da idade.

Voltando a falar a ovelha Dolly, já se tem notícia que ela está envelhecendo muito depressa. Em 4 de janeiro de 2002, surgiu outra notícia de que a ovelha Dolly está com artrite na pata esquerda traseira. O próprio cientista realizador da clonagem fez o anúncio. E diz está preocupado com esse assunto para o futuro, pedindo até colaboração de outros cientistas nesta área.

O ser clonado nasce com a impossibilidade de gerar filhos. Nas tentativas apenas uma porcentagem de embriões poderá produzir um feto perfeito. Segunda a revista VEJA de 25 de agosto de 2001. Numa tentativa de 2000 óvulos para tentar engravidar 200 mulheres, poderá restar apenas 3 bebês  aparentemente sadios. Sem contar os problemas apresentados acima, e como foi apurado em palestras pelo Dr. Damy Ferreira que é pastor e advogado e tem mestrado e doutorado na área de teologia.

Personalidade:

A questão da personalidade. Por outro lado, de antemão já se sabe que esse clone não será uma cópia fiel da pessoa que se tentou clonar. O Dr. Diz lembra que uma pessoa não é apenas um ser biológico. Desde de que nasce, ela começa a assimilar uma personalidade que vai depender, em grande parte, de fatores externos, do meio em que viver, da cultura do seu tempo, e outros fatores.

(Revista VEJA 15 de agosto de 2001 – Aulas do curso de capelania, hospital CAISM – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher / UNICAMP)

As reações do mundo sobre a clonagem humana foram diversas. Vários países e presidentes assinaram decretos proibindo pesquisas que era relacionado à clonagem.

Se gostou compartilhe

Você gostará também:
About Paulo Gustavo 522 Articles
Bogueiro que nasceu com lábio leporino e que tenta conviver com isso em paz, mas é difícil e que ama ficar navegando na internet durante horas e que adora ler e ouvir músicas de todos os tipos, desde que seja boa de se ouvir e que faça sentido e adora ver filmes. Gosto de ler sobre política, mas não tenho partido. Gosto de ler sobre o mundo religioso, mas não tenho religião e nem sou ateu. Também não sou de outro mundo (risos). Tenho minhas posições. Criador do blog http://www.blogpaulogustavo.com.br onde posta as principais notícias do mundo religioso e que posta (às vezes), seus comentários. Também é administrador do Blog http://megaestranho.com que posta curiosidades e terror. Sou uma pessoa que compartilha informações.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe uma resposta

wpDiscuz